sábado, 10 de julho de 2010

Canal do Sertão versus sustentabilidade

Segundo o promotor de Justiça Alberto Fonsceca, “[...] O governo de Alagoas atinge, com a obra do Canal do Sertão, o princípio de desenvolvimento sustentável observando o tripé da sustentabilidade que é uma obra viável economicamente, sem grande prejuízo ambiental e que faz justiça social”, (ver reportagem em http://www.ima.al.gov.br/noticias/instituto-do-meio-ambiente-apresenta-canal-do-sertao-ao-ministerio-publico/).

De acordo com Gilson Batista de Oliveira, “A idéia de desenvolvimento sustentável está focada na necessidade de promover o desenvolvimento econômico satisfazendo os interesses da geração presente, sem, contudo, comprometer a geração futura” (2002 p.42) (Download do PDF (Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento*), 1ºlink)

Diante de tal afirmação, fica a questão: Será que as águas do Canal do Sertão poderão de fato resolver os problemas de abastecimento, desenvolver a agropecuária e alcançar a sustentabilidade? Comentem!

Referência Bibliográfica

OLIVEIRA, G. B.. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. In: Oliveira, Gilson Batista de; Souza-Lima, José Edmilson de. (Org.). O desenvolvimento sustentável em foco: uma contribuição multidisciplinar. 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2006, v. , p. 15-30.

Rápidas

Segundo a reportagem publicada no Portal de Alagoas o Canal do Sertão empregará até a sua conclusão, mais de 2 mil pessoas. Resta saber o que acontecerá com elas após o término da obra? Será que voltarão a ficar desempregadas?

Leia a reportagem em http://www.trabalho.al.gov.br/noticias/canal-do-sertao-gera-700-empregos-diretos-em-alagoas

Comentem!


2 comentários:

  1. Infelizmente, com o andamento das obras, a localização do canteiro de obras irá deslocando-se, e pessoas mais serão empregadas e mais ainda desempregadas. Eles não poderão atender à necessidade de transporte de tantos trabalhadores quão mais distante de seus lares o posto de trabalho fique. É isso, infelizmente, ficarão desempregados.

    ResponderExcluir
  2. Muito se fala, pouco se vê!Será que esse canal vai dar certo?Tenho 2 pequenas propriedades margeando as obras do canal, na altura do km 50 perto do povoado Alto dos Coelhos e me pergunto, como vou fazer para ter acesso a água, colocando bombas e sugando a vontade e molhando a terra seca de qualquer jeito? E vou plantar o que? Feijão,milho,mandioca?Culturas que dão muito trabalho e pouco retorno financeiro?plantar capim e criar gado eu acho a melhor solução, porque ovinos e caprinos não dá certo,adoecem facilmente e ainda tem os ataques de cães que é frequente aqui no povoado!Espero que um dia eu tenha respostas para estas perguntas!!

    ResponderExcluir